"Dizem que há muito tempo no mundo subterrâneo, onde não existe nem a mentira nem a dor, vivia uma princesa quer sonhava com o mundo dos humanos. Ela sonhava com o céu azul, a brisa suave e o sol brilhante. Um dia, enganando toda a vigilância, a princesa escapou, uma vez no exterior a luz do sol apagou de sua memória qualquer indício do passado. A princesa esqueceu quem era e de onde vinha. O seu corpo sofreu com o frio, a doença e a dor e com o passar dos anos ela morreu. Entretanto, seu pai, o rei, sabia que a alma da princesa retornaria, talvez em outro corpo, outro tempo, outro lugar, e ele a esperaria até o seu último suspiro, até que o mundo parasse de girar." (A narração pela qual o filme começa. Pan, o fauno)
El Labrinto del Fauno (2006), é um filme mexicano e espanico. Um misto de fantasia, fábula e drama, tendo indicações ao Oscar. Dirigido por Guilhermo del Toro( A Colina Escarlate).
Sinopse:
Espanha, 1944.
A Guerra Civil chegara ao fim mas a luta continuava. Rebeldes se esconderam nas monstanhas para combater o novo regime fascista. Ofélia e sua mãe grávida estão a caminho de Navarra, norte da Espanha, onde o Capitão Vidal as espera em uma fazenda, que parece ser um acampamento militar. O oficial do exército é o novo marido de sua mãe e pai da criança, seu padrasto.
Ela então descobre as ruínas de um labirinto de pedra, onde conhece o fauno, que desde o início diz que Ofélia é uma princesa perdida de um reino subterrâneo. Mas para provar que ainda é pura e que não se tornou humana, ela deverá passar por um teste que consiste em três provas. Só assim poderá retornar ao seu reino e família, através do ultimo portal que seu pai lhe deixou no mundo externo: O Labirinto! O fauno assim lhe entrega o Livro das Encruzilhadas, que mostrará o que será a próxima prova e quando ser realizada.
Breve Análise do filme (minha interpretação):
Antes da narração do fauno, a película apresenta a narração do que parece ser um rebelde e isso nos dá um embasamento histórico e social do que a Espanha vivia naquele momento, essa seria a narrativa da realidade. Logo é enserida a narrativa da criatura, num primeiro momento, nos fazendo acreditar que seria real, essa então é a narrativa lúdica da imaginação da personagem.
Na primeira cena temos Ofélia e sua mãe no carro, em uma floresta indo de encontro a sua nova vida. No interior do veículo a menina foleia um livro de fantasia, onde percebemos a ilustração de uma fada. Quando o carro para e ela sai de dentro dele, a primeira criatura que acredita ter visto é uma fada, disfarçada de inseto.(Esse livro eu acredito que contenha a história que a menina imagina como sendo dela... Então para fugir da realidade ela se apropria da história do livro?)
A menina vive uma negação da realidade e se refugia no imaginário, o que me lembra a tradução de Brick by boring brick- Paramore ("Você criou um mundo mágico, porque seu mundo real é trágico") e acho que esse trecho espressa bem o que é a vida de Ofélia.
Em paralelo a sua "jornada" heróica de volta ao seu reino, temos o mundo real. Seu padrasto é um homem rígido e sádico. Sua mãe está muito doente e isso agrava a gravidez. Ofélia tem uma única amiga, Mercedes a empregada que ajuda secretamente a seu irmão e aos rebeldes na causa. Ela não aceita o Capitão como figura paterna e então ela imagina o fauno que diz a ela que o seu verdadeiro pai a espera retornar. Seu pai de verdade foi um alfaiate e está morto. O mundo subterrâneo seria o mundo dos mortos?
A primeira prova lhe é apresentada quando ela ganha um vestido novo de sua mãe, a qual pede que não o suje e esteja apresentável para um jantar importante logo mais, ela não deve ndecepcionar Vidal, seu padrasto. Mas ela não se importa em agradá-lo, então o livro mostra a ela que deve se dirigir às raizes de uma velha árvore recuperar uma chave de um grande sapo e lhe por três pedras na boca para curar a árvore. Ela se suja e se molha, quando retorna é repreendida, mas não se importa.
A segunda prova diz respeito a um punhal em uma sala de outra dimensão. O fauno aparece pessoalmente para lhe entregar giz, para riscar o portal, um relogio de areia para contar o tempo e três fadas para guiarem-na. Mas ela não deve comer nada do que está sobre a mesa do monstro: "Nao comais nem bebais nada" pois isso poderia lhe trazer a morte. E continua advertindo "Cuidado, pois o que lá habita não é humano." Isso talvez seria um reflexo do racionamento de alimentos imposto pelos militares.
O bebê nasce, os rebeldes são descobertos e há contra ataque. Ofélia quer salvar o irmão de seu padrasto. Eis a ultima prova: trazer a criança até o fauno. Quando ela o entrega, ele revela a prova, o sacrifício de uma alma inocente para que ela possa retornar. A menina se recusa, ela pode perder o retorno mas não seu irmão. Esse era o teste final e ela prova sua inocência. É quando Vidal os encontra (Ofélia e o bebê, pois o fauno não existe). Ofélia é morta. Os rebeldes alcançam o que sobrou da família e toma a criança dos braços do homem. Vidal é morto.
Assim, passando o teste e em agonia, ela pode retornar ao reino subterrâneo, ela vai para o mundo dos mortos e reencontra seu pai, o rei, e sua mãe.
Ofélia acredita veemente no que está imaginando e isso dá ao filme um ar de dúvida, se seria ou não seria real. Possivelmente existe ali um trauma psicológico que a faz submergir na fantasia e vive-la intensamente. A imaginação é para ela uma válvula de escape da realidade, onde ela não tem controle. Mas em sua imaginação ela é a heroína da própria história.
Adoro esse filme! Vidal é um babaca, achei ótimo quando disseram que seu filho nunca saberia quem ele foi (um pequeno instinto maligno eu sei, mas ele foi pior com a enteada).
ResponderExcluirSiim. Maravilhoso esse filme, do tipo que você não se cansa de assistir!
ResponderExcluirEu já assisti esse filme, fui com uma expectativa, mas Guilhermo del Toro sempre nos surpreende. Vale a pena a experiência! Abraços!
ResponderExcluirSim, ele sempre supreende. Abraço!
ExcluirEu ainda não tinha ouvido falar desse filme...e ele ganhou um oscar.
ResponderExcluirCreio que a personagem realmente tenha se refugiado em sua imaginação,mas no final o padastro revela ser realmente um monstro então fica realmente dificil de chegar a alguma conclusão .
Parece um filme surpreendente e um pouco confuso , rs.
Gostei da analise
.
Esse filme já passou na tv aberta, mas é daqueles que passa uma vez e depois não passa nunca. Rsrs
ExcluirMas é uma boa vc encontrar para assistir ;)
Sou doida para ver esse filme, mas ainda não tive a oportunidade!!!!
ResponderExcluirEu n lembro o nome do site que assisti pela ultima vez,te passaria :/
ExcluirAcredita que O Labirinto do Fauno é um filme tão conhecido e eu nunca assisti? Já havia lido algo a respeito da interpretação de que é algo da imaginação da menina para encarar a realidade e achei essa uma abordagem bem interessante. Parece ser um filme bem pesado, não em questão de cenas, mas em temáticas. Você me deixou mais curiosa a respeito e acho que vou aproveitar o feriadão pra resolver essa pendência cinematográfica ahaha <3
ResponderExcluirAhh que bom que despertou seu interesse. E sim, sem dúvidas é um filme com uma temática um pouco mais forte.
ExcluirJá assisti esse filme umas 3x e simplesmente adoro!! eu posterguei para assistir porque achei que fosse uma porcaria, mas depois ad primeira vez... sempre arrumo desculpas para ve-lo novamente.
ResponderExcluirAdorei cada palavra do que voce escreveu, ficou muito bom!
Bjss
Haha, olha, vc também? Teve uma vez que assisti 3 vezes em um intervalo de 2 meses. Esse filme é perfeito. Fico feliz que tenha gostado da resenha ! :)
ExcluirHaha, olha, vc também? Teve uma vez que assisti 3 vezes em um intervalo de 2 meses. Esse filme é perfeito. Fico feliz que tenha gostado da resenha ! :)
ExcluirEsse filme é incrível! <3
ResponderExcluirBjs
Rafa (ohmylivros.wordpress.com)
Na verdade tudo aconteceu mesmo, não foi imaginação da menina, pois o próprio diretor confirmou, além de deixar uma mensagem subliminar na parte do giz quando Vidal trancou Ofélia no quarto pelo lado de fora, não teria como ela sair, e o fauno diz que com o giz dá e ela sai e aparece no quarto do Vidal sem que ele perceba inicialmente, existem dois modos de assistir o filme, o primeiro: nada aconteceu e inventam mil argumentos psicológicos e não percebem a cena do giz. O segundo: tudo aconteceu e o fauno era só um espírito, a cena do giz é percebida e esta se revela a versão certa. Lembrando que o diretor disse que esta é uma continuação de A Espinha Do Diabo, um filme de espíritos, portanto o fauno era um espírito.
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