sexta-feira, 7 de abril de 2017

Historia I - Antiguidade Oriental (Mesopotâmia)

 Os povos mesopotâmicos eram politeístas, o que não é muito comentado é que esse fato se deve à:

1 - Da mesma forma como adoramos somente a Jesus (monoteístas), somos gratos por ele ter dado sua vida para nos resgatar do pecado, nossa sobrevivências dependeu disso.

2 - Sabendo disso, a sobrevivência dos Mesopotâmicos se deviam a cheias dos rios Tigre e Eufrates, que fertilizavam o solo tornando-o propicio a agricultura, mas para uma plantação dar certo é necessário o sol, o vento e vários outros fenômenos naturais. A sobrevivência deles, por terem uma economia agropastoril, dependia de vários elementos da natureza, ou seja, eles adoravam a vários deuses. ( deus do sol, da água...)





     As cidades mesopotâmicas não eram unificadas, mas eram independentes embora amigas, o que podemos chamar de Cidades-Estados. As principais decisões politicas eram feitas pelos sacerdotes nos templos ou nos Zigurates e pelos Patésis, os chefes políticos. Um Patési era considerado representante dos deuses na terra, e com isso ele tinha o dever de interpretar o divino (sonhos, mistérios...) Além de um chefe militar que defendia a cidade, além disso administrava a coleta de impostos, a distribuição de terras controlado pelo Estado e a distribuição de trabalhos, como muralhas, templos, palácios e administração de obras hidráulicas. Já o sacerdote estava ligado intimamente as relações religiosas de culto aos deuses, e com isso administravam as ofertas dos fieis ( terras, produção agrícola, animais...) 

       Com os Sumérios ocupando a Mesopotâmia, houve um desenvolvimento politico, causado pelo Sargão I que gerou a primeira tentativa de unificar a Mesopotâmia, gerando um império com a cidade de Akkad sendo o centro dele, com a morte de Sargão e após muitas invasões o império desmembrou-se.

      Um tempo depois o rei babilônico ou Amorita Hamurábi submeteu a Mesopotâmia a seu controle, sua importância foi que ele foi o primeiro legislador da história, com sua elaboração do código de leis chamado Código de Hamurábi, baseado na lei de talião: Olho por olho, dente por dente. O principal objetivo da lei de talião é diminuir a violência, mas vamos pensar, como poderia eu diminuir a violência dizendo que você pode bater se te baterem? Talvez ele quisesse impor medo, pensamos, mas temos evidências claras que medo não diminui a violência. Tal lei queria que revidássemos na mesma medida, da mesma forma. Agora eu pergunto: Se você levasse um soco, seria você capaz de socar na mesma proporção a outra pessoa, levando em conta a fúria, o ódio? Obviamente não! Hamurábi queria a conscientização dos povos e não impor medo.

     continua....



9 comentários:

  1. Olá, que interessante trazer um pouco de História para o mundo dos blogs... Aguardando a continuação.

    ResponderExcluir
  2. Adooooooro história demais! Eu amei o seu texto e estou aguardando a continuação, viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A gente de hoje nem imagina que antigamente era assim e acho que nem sobreviveríamos...rs
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, Parabéns!
    Curto, simples mas que passa bastante informação. Dá aquela vontade de sentar e passar o dia pesquisando o assunto haha

    ResponderExcluir
  5. Que bacana você trazer histórias para a blogosfera, eu particularmente adoro conhecer as historias dos povos antigos, sempre fui fascinada por isso. Aguardo a continuação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Que bacana você trazer histórias para a blogosfera, eu particularmente adoro conhecer as historias dos povos antigos, sempre fui fascinada por isso. Aguardo a continuação.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Nossa,
    Amo história, gosto de blogs que levam um pouco de conhecimento além do mais é divertido e nos ensina. Parabéns.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. è nessas horas que me arrependo de não ter cursado História, sou fascinada por conhecimento de civilizações antigas! vou catar esse livro em breve! bjs

    ResponderExcluir
  9. Incrível! Nunca soube de onde surgiu esse dito popular "Olho por olho, dente por dente". Me bateu uma nostalgia das aulas de história com minha professora favorita ♡
    Parabéns!

    ResponderExcluir