terça-feira, 28 de março de 2017

DIY - Marcadores de Página


É rapido, simples e fácil.



Certo dia eu percebi que não tinha marcador  de páginas à mão e, como moro em cidade pequena (uns seis mil e tantos habitantes), é bem difícil encontrar marcadores aqui, a não ser que sejam aqueles dos Smilinguidos ou coisa parecida, que eu particularmente não curto. Então eu decidi "me virar". Tinha cartolina e papel cartão e comecei a testar até que desse certo. Cartão não me serviu, mas a cartolina é perfeita! (Também uso papel pardo e vergê, entre outros papéis com maior gramatura mas que não sejam duros. Não use sulfite).

Você vai precisar de:
- uma folha de papel ( cartolina)
- tesoura
- cola Branca
- régua e lápis
- canetas coloridas

Fui testando e desenvolvi um molde prático,  o "cabeça de gato", que você logo entenderá porque eu chamo assim. Nao acredito que eu inventei ele, tenho certeza que alguém já fez por ser tão facil e sem segredo nenhum. Aqui vai o passo a passo.
  Primeira parte:

1-  Faça um quadrado perfeito.  Eu uso a medida 5x 5cm ( que eu acho não ser pequeno demais e nem grande). Afinal, é para a orelha do livro.
2- Continue as linhas verticais e horizonta do lado direito do quadrado,  a mesma medida, 5x5cm.
3- Encontre a linha vertical com a pobta esquerda do quadrado formando um triângulo.  E a linha horizontal com a ponta inferior do quadrado, como na imagem 3.
4- Assim parece uma cabeça de gato ;)
5- Recorte em volta mantendo o quadrado e os triângulos juntos.

Segunda parte. Colagem:
6- Dobre a orelha de um lado, mas ainda NÃO cole. Dobre o outro lado sobre a primeira orelha e então COLE sobre ela. Espere secar e está pronto!


 Você também pode usar papéis coloridos. Desenhar olhos, fazer dentes... o que a sua imaginação mandar ;)  (Eu AMO fazer monstrinhos e alienígenas. Rsrs)

Só tenha cuidado ao pintar o papel branco com alguma canetinha, tinta ou hidrocor. Eu não recomendo tingir o papel, procure encontrar o papel na cor que você deseja. Pode ser perigoso, se você guardar dentro do livro em um lugar menos arejado ou não esperar secar totalmente, pode correr o risco de manchar os dedos ou até mesmo a folha do livro!
Vão ficar assim!

Uma dica: você pode escrever citações atrás!  Eu adoro pegar as citações do SKOOB e escrevê-las no verso do marcador. Fica incrível!
 Segue a foto de alguns dos meus. Também gosto de trabalhar além desse molde, com nuvens ou retângulos (como seria um marcador comun). Meu favorito é essa nuvem que fiz inspirada em A Culpa é das Estrelas. Okay? Okay!



Espero que tenham gostado! <3


7 comentários:

  1. Meu Deus que lindo! <3 Super curti, vou tentar ser mais pobre e ver se dar certo com papel A4 kkkk
    Gosto dos três b's: Bom, Bonito e Barato.
    esses marcadores é um sonho, além de ser lindo você pode dar seu estilo a ele, pode ser algo fofo, algo dark.
    Muito útil essa informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, quanto mais 'fino' o papel, como a sulfite, mais rápido ele vai se gastar pela mudança de página e contato com a mão. Dá dó de caprichar pra estragar fácil T-T

      Excluir
  2. Olha se eu fosse boa em dobraduras testava isso. Normalmente uso papelão também, mas embrulho ele com papel de presente usado para ficar bonitinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Esse não precisa dobrar...vc só dobra uma orelhinha em cima da outra p passar a cola. Boa ideia essa do papelão, vou tentar um dia ;)

    ResponderExcluir
  4. Amei haha, super criativo, vou seguir a dica e tentar fazer algo legal.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei, que lindos! É muita criatividade! *-*

    ResponderExcluir