segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

BOA NOITE, Pam Gonçalvez

Veja a resenha clicando em "veja o texto completo":


   Boa Noite é uma ótima recomendação para quem está saindo do Ensino Médio e ingressando na faculdade. Que quer recomeçar onde ninguém te conhece e ser quem você quer ser, fazer tudo diferente, viver da forma que gostaria, se permitir ser uma nova pessoa.  Esse é daqueles livros que todos os jovens deveriam ler, uma leitura indispensável!
   Alina é uma garota comum, de uma cidade do interior que decide estudar longe e sair da casa dos pais. Uma garota tímida e inteligente sempre de fora das festas dos colegas de escola. Caloura do curso de Engenharia da Computação, Alina se depara com uma turma dominada pelo sexo masculino havendo apenas quatro garotas, incluindo ela mesma. Sendo, é claro, alvo de comentários e brincadeiras inapropriadas e machistas, tendo sua inteligência inferiorizada e sendo desvalorizada muitas vezes pelos próprios professores. Mas nossa garota está sempre relevando os apontamentos e disposta a mostrar o seu melhor, com seu espírito competitivo.
   Na República das Loucuras, ela faz quatro novos amigos que a arrastam para uma super festa diferente a cada fim de semana. Isso era tudo o que Alina queria, novos amigos, ser convidada para festas, ser uma Alina diferente do que era na sua antiga cidade.
   Tudo parece ir muito bem, até uma página sobre a universidade ser criada no facebook. De início confissões engraçadas e algumas fofocas leves...até que rumores de abusos sexuais e uso de drogas ilícitas são expostos. Surge uma lista com nomes de alunas com adjetivos sexualmente conotativos e que vem denigrindo a imagem das garotas. Inesperadamente, Alina se vê tragada para o meio daquela confusão: seu nome está na lista!

   O livro aborda abuso sexual dentro e fora do campus de universidades, bem como uso indiscriminado de álcool e drogas. Embora algumas situações possam fazer Alina ceder a certas pressões, ela é uma garota de opinião e sabe se posicionar, uma personagem admirável que também nos traz um pouco de “empoderamento” feminino à trama e mostra o quanto é importante seguirmos nossos instintos. Uma leitura jovem e dinâmica.

4 comentários:

  1. Acabei de terminar o ensino médio e nessa semana já começo a facul hsaush Gostei muito do tema do livro, é sempre bom debatermos e refletirmos essas problemáticas humanas.
    Estou seguindo o blog, muito sucesso para você!
    Abraços,
    http://meulivrofantastico.blogspot.com.br/
    @MeuLivroFantastico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! 😉
      E obrigada pela confiança no nosso trabalho :D

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir